Editor do Website / Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). CREMERS 28361 / RQE 20242
 
 
   
ENTRE EM CONTATO
Fone: (51) 3378.9995
America Business Square
Rua Soledade, 569 Conj. 907B
Três Figueiras - 90470-340
 
 
 
DOENÇAS E MODALIDADES DE TRATAMENTO
Doenças da Próstata

O crescimento da próstata, conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), é uma doença comum que pode acometer até 90% dos homens após os 80 anos de idade. Essa doença nem sempre é acompanhada de sintomas clínicos. Apenas cerca de 30% dos portadores de HPB apresentam sintomas. O envelhecimento é o fator mais importante para o desenvolvimento da hiperplasia da próstata.

 

Os pacientes que apresentam próstata aumentada costuma queixar-se de jato urinário fraco, fino, sem pressão. Há a possibilidade de terem vontade de ir ao banheiro várias vezes e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Outros sintomas comuns são acordar várias vezes para urinar à noite e ter urgência para iniciar a micção, com sensação de perda urinária iminente. Todos esses sintomas podem aparecer separados ou em conjunto e, em diferentes graus, afetaram a qualidade de vida do paciente. Alternativas de tratamento são a medicação ou a cirurgia.

 

Outra patologia benigna comum é a prostatite, que é uma doença inflamatória. Pode surgir como um quadro agudo, com febre, mal-estar e dor ao urinar. Há também prostatites crônicas, que se manifestam geralmente por dor que acompanha a micção. Muitas vezes é difícil diferenciar os sintomas de HPB da prostatite crônica. O tratamento geralmente consiste na administração de antibióticos.

 

Existe também o câncer da próstata, doença maligna que surge no órgão. Na maioria dos casos iniciais é assintomática. Os sintomas geralmente surgem em estágios mais avançados da doença, quando ocorre disseminação para outros órgãos. É um câncer comum no homem. Após os 50 anos, representa mais de 40% de todos os cânceres masculinos, e estima-se que entre 3-5% dos homens morrerão de câncer de próstata. Os fatores genéticos são importantes para a ocorrência da doença. Parentes em primeiro grau de homens acometidos têm maior chance de desenvolverem a doença.

 

 

O melhor modo de evitar as complicações deste câncer é detectar a doença na fase inicial. As dietas ricas em gordura animal podem estar relacionadas à maior chance de desenvolver o câncer da próstata. Exitem várias modalidades de tratamento: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. A indicação correta do tratamento vai depender de vários fatores, como idade, estado geral do paciente, expectativa de vida, entre outros.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Campbell-Walsh UROLOGY, 9th Edition

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

 

Data de criação: 12 de Dezembro de 2010

Data da última modificação: 21 de Janeiro de 2011



Tags: doenças da próstata | próstata | HPB | HBP | hiperplasia | câncer da próstata | câncer de próstata | prostatite |
 
 
         
AVALIE SEUS SINTOMAS
 

Tabelas de Partin

IPSS - International Prostatic Symptom Score

Escala de Sintomas do Envelhecimento Masculino

Nomograma Sobrevida Livre de Recidiva Bioquímica após Prostatectomia Radical Retropúbica

Questionário de Avaliação de Bexiga Hiperativa - OAB - V8

Diário Miccional (Modelo)

AGENDA DE EVENTOS
 
31/12/2014 - 3RD INTERNATIONAL NEURO-UROLOGY MEETING - ZURIQUE/SUÍÇA

"O Dr. Márcio Averbeck foi convidado a palestrar no congresso realizado pela Swiss Continence Foundation (Fundação Suíça de Continência) na Universidade de Zurich no final do mês de Agosto/2014. O Dr. Márcio foi o representante da América Latina neste importante evento e palestrou sobre "cateteterismo vesical" e sobre "tratamento da impotência sexual em pacientes lesados medulares"."

 

01/08/2014 - CONGRESSO COLOMBIANO DE UROLOGIA

"O Dr. Márcio Averbeck participou como palestrante no Congresso Colombiano de Urologia, realizado em Cartagena de las Índias no mês de agosto de 2014. O tema da palestra foi o tratamento da incontinência urinária masculina, incluindo o implante de slings e do esfíncter urinário artificial. O Dr. Márcio foi honrado com o título de "Membro Correspondente Estrangeiro" da Sociedade Colombiana de Urologia, recebendo certificação das mãos do Dr. Maurício Plata - Presidente da S.C.U., em cerimônia oficial no dia 16/08/2014."

 

 

 

         
 
Dr. Márcio Augusto Averbeck - Todos os Direitos Reservados